Os dois maiores símbolos apelativos da cultura pop dos últimos anos são (por coincidência?) bebês! Mas não simples bebês humanos, os dois são BEBÊS ALIENS!!! Não demorou muito para a internet se questionar qual dos dois ganharia numa trocação franca. Pra começar essa análise a gente precisa definir alguns fatores, o primeiro deles é: vale usar poderes ou é trocação de soco pura? Não podendo usar poderes, devemos definir que a capacidade do Baby Groot esticar e modificar seus membros é considerado um poder ou faz parte da anatomia dele? Qual dever ser o terreno? Pode usar objetos ao redor? Enfim, eu vou definir um cenário e avaliar essa briga.

Se colocássemos os dois em um octógono, sem agentes externos onde só pudessem usar golpes no mano a mano tipo socos e chutes (com o Groot sem poder se esticar) certamente a vitória iria para o Baby Groot. A gente viu no Guardiões da Galáxia 2 que o bicho era enfezado e mesmo pequeno sem se esticar ele queria brigar até com uma besta interdimensional. Já o Baby Yoda não saiu do carrinho uma vez sequer e ainda levou soco de graça do Storm Trooper, ia apanhar fácil.

PORÉM

Vamos usar o mesmo cenário, só que dessa vez com a possibilidade do uso de poderes: o Baby Yoda podendo fazer uso da força e o Baby Groot podendo se esticar. Sem influencia externa a vitória seria do…………… EMPATE. Nesse caso o resultado poderia variar muito, a gente já viu que o Baby Yoda usa seus poderes quando percebe o perigo e que o Baby Groot é muito passional, então as chances de reação do Baby Yoda de usar a força e tacar o Baby Groot para longe são quase as mesmas do Baby Groot se esticar e baixar o cacete no Baby Yoda ali mesmo no ringue. Nesse caso em específico eu deixo a vitória indefinida, iria depender puramente do roteirista.

CONTUDO

Se a gente colocasse os dois num cenário pós-apocalíptico com um monte de entulho no meio da rua, prédios destruídos, carros incendiados, etc. E com o uso de poderes eu apostaria minhas fichas no Baby Yoda. Ao poder fazer uso do cenário para lidar com seu oponente, eu acredito que o Baby Yoda tenha muito mais recursos à disposição dele com o uso da força que o Baby Groot, é só ele abrir uma distância maneira, levantar a guarda e tacar a coisa mais pesada que estiver por perto em cima do graveto que tá safo.

TODAVIA

E se a gente pegasse o Baby Yoda, o Baby Groot e SUAS RESPECTIVAS EQUIPES pra cair na porrada? Trocação livre e honesta só de soco na cara mesmo, sem poder, sem arma, sem pedra, sem juiz, sem nada. Aí nesse caso, na minha opinião, a Gamora descia a lenha em geral.