Feliz ano novo, pega no meu… Globo de Ouro

Feliz ano novo, pega no meu… Globo de Ouro

Pois é, neste domingo (7) tivemos a noite de premiação do Globo de Ouro 2024, que ninguém liga, mas sabe muito bem que é o esquenta para o Oscar, a premiação que vale de verdade (pois sempre gera treta boa entre os ‘injustiçados‘).

Mais um evento de estadunidense para estadunidense que traz a premiação das produções de destaque da TV e do cinema, com algum comediante chato para apresentar e permite o desfile de um monte de roupa que só se usaria aqui no Brasil para desfilar na Sapucaí.

E para bater a poeira das instalações desse site, resolvi trazer a lista de ganhadores que ninguém se importa e escrever post novo que ninguém vai ler.

Se liga aí, que só aqui no IE tem o diferencial que nenhum outro canto tem: Meus comentários.

Sem mais passeio e pose para fotos no tapete vermelho, vamos…

 

MELHOR FILME – DRAMA

‘Oppenheimer’ (VENCEDOR)

Dessa lista de indicados, só vi o ‘Assassinos da lua das flores’, do Scorsese, inclusive era o que eu torcia para ganhar, pois foi o único que eu vi (STONKS). Mas particularmente, o pessoal da gringa puxa um saco do Nolan, então já esperava viu. Vi os trailers, fui conferir um pouco do roteiro, e… não, uva passa no arroz e maçã na maionese, isso aí é filme para humanizar o Oppenheimer na brutalidade da bomba atômica, e, sinceramente, vem com uma estética pretenciosa demais, digna do Nolan.

 

MELHOR ATRIZ EM FILME – DRAMA

Lily Gladstone – ‘Assassinos da lua das flores’ (VENCEDORA)

Merecido. Mas porra Scorsese, podia ter dado mais tempo de tela para ela no filme, justamente a principal personagem de toda história, foi preterida para dar mais destaque para o DiCaprio.

 

MELHOR FILME – COMÉDIA/MUSICAL

‘Pobres criaturas’ (VENCEDOR)

Pelo apelo de produção e de divulgação, imaginei que ‘Barbie’ levaria tudo. Bem-feito que não ganhou.

 

MELHOR ATOR EM FILME – COMÉDIA/MUSICAL

Paul Giamatti – ‘Os rejeitados’ (VENCEDOR)

Cara, o cara com o carisma do Hedalmir, que a gente se identifica logo naqueles filmes dos 90’s. Já era hora, atuação muito segura e madura nesse momento da carreira dele.

 

MELHOR SÉRIE DE TV – DRAMA

‘Succession’ (VENCEDOR)

Aqui foi páreo duro, muita produção boa de vertentes variadas. Concorreu com ‘The Crown’, que tem um puta apelo com o público pelos anos que está sendo exibida, ‘The Last of us’, adaptação de trans mídia que teve boa aceitação pela audiência e ‘The Morning Show’ com o peso de um elenco estrelado, por exemplo.

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE TV – DRAMA

Sarah Snook – ‘Succession’ (VENCEDORA)

Essa Sarah barbariza em Succession, baita série que chegou ao seu fim ano passado, merecido. Tem bons momentos altos na produção, consegue passa muita atuação em tela com uma personagem que ora você odeia por ser a mimadinha da turma, ora você adora por ser a mulher ‘in the chair’ que faz a trama girar.

 

MELHOR SÉRIE DE TV – COMÉDIA/MUSICAL

‘The Bear’ (VENCEDOR)

Nem vi, estava torcendo pelo ‘Ted Lasso’.

 

MELHOR SÉRIE LIMITADA, SÉRIE ANTOLÓGICA OU TELEFILME

‘Treta’ (VENCEDOR)

Não vi nada.

 

MAIOR REALIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA E EM BILHETERIA

‘Barbie’ (VENCEDOR)

Mais do que esperado, para a tristeza dos ‘redpills’ de plantão.

 

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL EM FILME

‘What was I made for?’ – Billie Eilish, Finneas O’Connell (‘Barbie’) (VENCEDORES)

Torcia para ‘Peaches’ (‘Super Mario Bros. – O filme’), pois nada supera o Jack Black, fazendo cosplayer de Koopa tocando pianinho no clipe.

 

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL EM FILME

Ludwig Göransson – ‘Oppenheimer’ (VENCEDOR)

A gringa puxando saco de novo, pois nesse aqui o merecedor era a trilha sonora que o Robbie Robertson empregou em ‘Assassinos da lua das flores’. Bem identitária a toda história do filme, inclusive é o que eleva o grau de cenas de destaque da obra.

 

MELHOR ATOR EM FILME – DRAMA

Cillian Murphy – ‘Oppenheimer’ (VENCEDOR)

Não vi a atuação, mas as críticas foram boas.

 

MELHOR ATRIZ EM FILME – COMÉDIA/MUSICAL

Emma Stone – ‘Pobres criaturas’ (VENCEDORA)

Não vi e acho que ela tem um excelente agente. Parabéns.

 

MELHOR DIREÇÃO

Christopher Nolan – ‘Oppenheimer’ (VENCEDOR)

Hollywood ama essa direção pretenciosa do Nolan, acrescente à temática onanista dos EUA na Segunda Guerra… ih, já sabe né. Não vi as demais indicações, mas o que fazem de sacanagem com o Martin Scorsese não é brincadeira não, viu!

 

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

‘Kimitachi wa dô ikiru ka’ (VENCEDOR)

Não vi e estava torcendo para o ‘Super Mario Bros. – O filme’ (Mário…qual Mário?).

 

MELHOR ATOR EM SÉRIE DE TV – DRAMA

Kieran Culkin – ‘Succession’ (VENCEDOR)

Succession veio para arrebentar mesmo a premiação. O garoto ganhou do Bryan Cox, um dinossauro de atuação. Satisfeito. Assisti toda a série e a construção do personagem é realmente boa, se bem que, pensando bem, a régua lá é justamente ter personagens magníficos em concepção (desafiando o senso se são realmente personagens ou pessoas absurdamente reais da Faria Lima) e na entrega dos atores. E ainda ajudou a levantar a cerimônia com uma ‘tiradinha’ no discurso, então tá valendo.

Eu não sei se ele interpretou muito bem ou se é ele na vida real…

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE TV – COMÉDIA/MUSICAL

Ayo Edebiri – ‘The Bear’ (VENCEDORA)

Não vi a obra indicada, pensei que a Rachel Brosnahan de ‘The marvelous mrs. Maisel‘ levaria.

 

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

‘Anatomia de uma queda’ – França (VENCEDOR)

Não vi nada, próximo.

MELHOR ESPECIAL DE STAND-UP NA TV

Ricky Gervais – ‘Ricky Gervais: Armageddon’ (VENCEDOR)

Cara, eu tô cansado de todos os nomes indicados, mas o Ricky ainda faz algo no sentido de um humor que constrange, incomoda, beira a um mal estar muitas vezes necessário para se refletir, nem sempre bom. Enfim, pouco me importando.

 

MELHOR ATOR EM SÉRIE DE TV – COMÉDIA/MUSICAL

Jeremy Allen White – ‘The Bear’ (VENCEDOR)

Não vi nada.

 

MELHOR ROTEIRO

Justine Triet & Arthur Harari – ‘Anatomia de Uma Queda’ (VENCEDORES)

Também não vi mas foi bem comentada pela crítica.

 

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA-MUSICAL OU DRAMA

Matthew Macfadyen – ‘Succession’ (VENCEDOR)

Sucession botou três nomes nessa categoria, pois além do vencedor, tinha o Alan Ruck (Cameron de Curtindo a Vida Adoidado, baita passagem temporal…estamos ficando velhos, Magneto) e Alexander Skarsgard, que tentaram promover como projeto de galã em um monte de produção anteriores, mas não decolou. Matthew, que eu já tinha visto em papeis bem aquém desse, brilhou em Succession, sendo o personagem que triunfou num charco de fezes morais, que é a alegoria pintada na obra.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA-MUSICAL OU DRAMA

Elizabeth Debicki – ‘The Crown’ (VENCEDORA)

O carisma de Diana é sem igual, mas ela foi efetiva. Lady Di é uma persona que gera hipe imediatamente.

 

MELHOR ATOR EM SÉRIE LIMITADA, SÉRIE ANTOLÓGICA OU FILME PARA A TV

Steven Yeun – ‘Treta’ (VENCEDOR)

Aqui quem tinha que levar era o Woody Harrelson no ‘Encanadores da Casa Branca’. Injusto.

 

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE LIMITADA, SÉRIE ANTOLÓGICA OU FILME PARA A TV

Ali Wong – ‘Treta’ (VENCEDORA)

Não vi nada, me julguem ‘redpills’.

 

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM FILME

Robert Downey Jr. – ‘Oppenheimer’ (VENCEDOR)

Ah, vá… sem mais.

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM FILME

Da’vine Joy Randolph – ‘Os rejeitados’ (VENCEDORA)

Estava entre ela e a Danielle Brooks de ‘A cor púrpura‘, acho justo.

 

Então é isso, ficamos por aqui. Quem sabe façamos um episódio do Ideia Errada só com as indicações do Oscar que nem todos viram ou pouco se importam, ou talvez não façamos nada né.

Assistam Succession, vale a pena. Não vejam Oppeheimer.

 

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