Oi, aqui é o LoneWolf.

Esses dias, estava assistindo a terceira temporada de Baki – O Campeão na Netflix (muito bom, recomendo) e algumas falas do apresentador me chamaram a atenção:
“Um século depois, nos reunimos outra vez!
O número de planetas no nosso sistema solar é doze!
O número de meses no ano é doze!
O número de deuses que protegem o universo é doze!
O número de anjos da guarda de Shakyamuni é doze!
O número de apóstolos de Cristo é doze!”

Se for analisar, tem mais coisas no universo que também é representado pelo número 12, mas em busca de algo mais dentro do anime, mangá e o Japão, eu não achei! Sei que o número 4 (morte) e 9 (sofrimento) são muito significativos lá, mas o 12…não achei nada!

Segundo o site Proveitoso.Com, o número 12 significa que você se concentrar em seu propósito de vida divina e também em sua missão de alma. Esse número está relacionado à sabedoria interior e força interior. Você tem que usar sua sabedoria e sua sensibilidade para atingir seus objetivos.

No site WeMystic, o número 12 quando se reúne toda a simbologia em culturas diversas alcançamos o número do justo, do equilíbrio e a elevação total, completa. Este é o número do zênite do sol, o momento em que ele atinge seu ponto mais alto, uma metáfora para a maior luz que se pode obter, a iluminação total.

Sabemos que tem vários 12 em animes e mangás, vejamos alguns:

Saint Seiya/Os Cavaleiros do Zodíaco com os 12 Cavaleiros de Ouro:

Divulgação/Internet

Recentemente em Dragon Ball Super e os 12 Deuses da Destruição:

Divulgação/Internet

Fruits Basket e seus 12 Signos Chineses:

Divulgação/Internet

Em Kimetsu no Yaiba/Demon Slayer, tem as 12 Luas (só encontrei imagem das luas superiores):

Divulgação/Internet

Há um caso que fiquei na dúvida, mesmo pesquisando e conversando com quem acompanhou a obra de alguma maneira, o grupo Akatsuki do mangá/anime Naruto tem 10 membros, mas a questão é que encontrei uma imagem com 12 deles, sendo que eram 2 membros antigos, irei colocar aqui apenas como motivo de curiosidade mesmo, mas a minha conclusão é que são 10 mesmo (corrija me se estiver errado, ok? 😉 ).

Divulgação/Internet

Diferente de Kimetsu no Yaiba/Demon Slayer que tem o grupo de 12 dividido em 6 Luas Superiores e 6 Luas Inferiores (Mas se chamando de As 12 Luas/Twelve Kizuki), todos os citados, são um grupo completo de 12 membros.

Algumas citações do WeMystic e Proveitoso.Com batem, como o exemplo dos Cavaleiros de Ouro, no qual as armaduras douradas tem os brilhos dos raios de sol e a força interior, por exemplo, mas isso não significa que o número 12 esteja inserido de forma tão complexa nas histórias.

Se ninguém tinha pensado nisso, agora já tem em algo no que pensar após ler a matéria hahaha!

Aqui é LoneWolf e pergunto: E você, já sentiu o cosmo?