É…eu sei, atrasou, desculpem!

A verdade é que esqueci mesmo, não tem desculpas, mas saiu no dia então tá valendo, né?

Oi, aqui é o LoneWolf!

Estava pensando sobre o que escrever (eu atrasei o post, mas o tema sempre penso antes) e lembrei que ontem foi o dia das(os) professora(es) e pelo meu vasto conhecimento quase nulo, lembrei de um personagem que o que ele mais teve foi professores, principalmente quando era criança e claro, que professor(a) nessa idade faz uma graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaande diferença. Dúvida do que estou falando? Vamos ver a evolução de Son Goku do mangá/anime Dragon Ball.

Divulgação/Internet

De cabeça e seguindo o mangá (no anime ele teve mestres como Muitato, mas era treinamento mental e uma confusão que acho que não entendi até hoje), ele teve 9 mestres, se contar com Dragon Ball Super, vamos a lista:

Son Gohan: O primeiro e o clássico “Vovôzinho”. Ele que acolheu o Goku quando o mesmo foi enviado do planeta Vegeta e ensinou os primeiros passos das artes marciais, ou seja, a alfabetização!

Divulgação/Internet

Mestre Kame: O mais famoso dos mestres de Goku e mestre de Son Gohan (seu avô) e o Grande Rei Cutelo (sogro). A dedicação do Kame era tanta que ele se disfarçava de Jackie Chun (imagem abaixo e sim, com referências a Jackie Chan, no qual era amigo de Toriyama) para mostrar que a vitória não é tudo e o estudo, empenho e dedicação são fundamentais no aprendizado.

Divulgação/Internet

Mestre Karin: Acho que um dos mestres mais engraçados que Goku teve. O treinou com intuito do nosso herói vencer Tao Paipai, um vilão que deu trabalho. Aqui o treinamento não foi baseado em lutas e sim agilidade, o que foi um diferencial, já que ele vinha de 2 mestres que ensinou como lutar.

Divulgação/Internet

Sr. Popo: Talvez o treinamento mais estranho que o Goku teve, pois ele treinou a força interior e os sentidos, no qual futuramente fez e ainda faz uma grande diferença e que mais tarde, viria a se transformar numa nova técnica.

Divulgação/Internet

Kami-Sama: Sendo treinado por um Deus, Goku tinha pensado que era Piccolo (que na época era vilão e pai do Piccolo que é aliado do Goku), mas depois da confusão, Kami-Sama intensificou o que ele aprendeu com o Sr. Popo e evoluiu ainda mais. Posso dizer que aqui foi um treinamento 2 em 1 hahaha.

Divulgação/Internet

Sr. Kaioh: Se acima falei que o Mestre Karin era um dos mais engraçados, aqui a coisa mais engraçada ainda. Sr. Kaioh, o mestre das artes marciais e piadas sem graça, ele apresentou a franquia uma forma de treinamento diferente e bem mais pesada, mas no fim, a resistência de Goku ficou bem melhor, suportando técnicas que exigiam mais do seu corpo, como o KaiohKen.

Divulgação/Internet

Povo de Yardrat: Até então aqui, não tínhamos muita definição dos Yardrat, o que saberíamos mais só em Dragon Ball Super, apenas sabíamos que eles são de uma raça que não lutam e que usam seu ki para “truques” e eles que ensinam a técnica de teletransporte ao Goku. Ouso a dizer que seria a parte teórica de um aprendizado, já que aqui ele aprendeu mais sobre o Ki, como localização e o citado, teletransporte.

Divulgação/Internet

Whis: Aqui saimos de Dragon Ball (ou Dragon Ball Z se seguir o anime, já que não temos o “Z” no mangá) e chegamos a Dragon Ball Super, o Spin-Off ou Continuação Canônica, como quiser catalogar e a história nos apresenta a Whis, um anjo que é impedido de lutar, mas não de ensinar. O legal aqui é que Goku deixou de “treinar sozinho” e ganhou um “colega de classe”, o Vegeta, no qual já batalharam muitas e muitas vezes, mostrando além da evolução de Goku ao longo da jornada, a evolução também do Vegeta, chegando no mesmo patamar daquele que é seu amigo e rival.
Whis também mostra que muitas vezes você também tem que estudar o adversário e saber trabalhar em equipes…tá…nesse caso do print, em duplas, mas vocês entenderam.

Divulgação/Internet

E aqui chegamos ao último e lista atualizada do que vemos na internet de postagens sobre os mestres de Goku, pois o anjo Merus é do mangá Dragon Ball Super e bem recente na franquia, sendo o mais novo e atual mestre de Goku.

Assim como Whis, Merus também é um anjo e ajudou o Goku a “ativar” a técnica Instinto Superior (Migatte no Goku’i) que pra mim, nada mais é que uma aperfeiçoamento no que ele já vinha treinando desde o começo, no qual o corpo começa a agir sozinho e sem pensar, o corpo se move para atacar e defender. Lembra do que falei lá em cima do Sr. Popo? Então, EU VEJO como um treinamento do Sr. Popo 2.0 ou treinamento módulo avançada.

Arte por Salvamakoto

Como podem ver, Goku desde pequeno esteve em aprendizado, seja físico, técnico, resistência ou mental, o mais importante é que mesmo após de velho, Goku não deixa de estudar. Ou você acha que treinar e estudar são coisas diferentes?

Aqui é Thiago, Professor de Desenho e desejo (mesmo que atrasado) um Feliz Dia das(os) Professoras(es) a todos que já nos ensinaram, ensinam e ainda vão ensinar você, eu e mais um monte de pessoas.