Olá, eu sou o LoneWolf!

Já repararam que no “mundo otaku” sempre tem a “famosa piadinha” dos vários Seiyas? Seiya Boxeador, Seiya Ninja, Seiya Cavaleiro…

Divulgação/Internet

Mesmo o Kurumada afirmando em diversas entrevistas que usa uma técnica chamada Star System, onde ele não desenha personagens e sim atores e atrizes para as obras que escreve (pra resumir o que é o sistema de forma fácil), os otakus insistem em afirmar que é preguiça/limitação do autor, mas será que só o Kurumada tem essa preguiça/limitação e outros(as) mangakás não? Será que eles/elas também usam esse sistema criado por Osamu Tezuka, o Deus do Mangá?

Confira alguns(algumas) mangakás famosos(as) que utilizam ou não esse sistema:

Yoichi Takahashi (Super Campeões) com os seus Tsubasas (ou Oliver na versão antiga, ocidental e mancheteira):

Divulgação/Internet

Tetsuo Hara (Desenhista de Hokuto no Ken) e seus Kenshiros:

Divulgação/Internet

As meninas da Clamp (Sakura Card Captors) com suas Sakuras:

Divulgação/Internet

Hiro Mashima (Fairy Tail) e seus Natsus:

Divulgação/Internet

A única sensação que fico é que para muitos, Kurumada ficou conhecido justamente por essa “piada” e não pelo roteiro/arte, o que é uma pena, pois por mais limitado que o Kurumada seja, ele é bom no que faz e influenciou muitos mangás shonen da atualidade, mas o alvo é sempre ele, talvez por ser o mais conhecido da galera.

Agora deixo vocês pensando se realmente é preguiça ou Star System, mas que fique provado nessa coluna que o Kurumada não é o único que “copia/recicla” seus personagens.

Aqui é LoneWolf e pergunto: E você, já sentiu o cosmo?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coluna com cenas pós-créditos!

Créditos na imagem.